-
Arquitetos: SPASM Design Architects
- Área: 1142 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Photographix India
-
Fabricantes: Hybec, Kerela Tile Agency, Roof shingles, TRG international, Tata Structura, VitrA, Vitra
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes queriam construir duas casas em dois acres de terra. As residências deveriam ser casas de campo para famílias de Mumbai escaparem da agitação urbana. O projeto precisava equilibrar o dinheiro e lucratividade, e capturar a essência do lugar.
Os dois terrenos compartilhavam um limite em comum, mas possuíam caráter diferente: um deles era plano e com vistas para uma colina verde à oeste, enquanto o outro possuía nove mangueiras maduras.
A região recebe grande precipitação de chuvas nos meses de monções, de junho à setembro. O resto do ano esta área rural é quente e úmida. As casas tradicionais desta região usualmente apresentam pátio interno, uma vez que a convencional ventilação cruzada funciona melhor nos trópicos. Ambas as abordagens de nossos projetos são casas-pátio, uma delas é uma estrutura térrea que abraça um pátio, e outra é semelhante, mas de dois pavimentos.
Casa 7
Fechada por uma parede de adobe vermelho com três metros de altura que atua como uma base, como é comum no Cinturão de Raigad. Esta parede tem uma grande abertura com vistas para as colinas e campos ao longe, com 12 metros de largura, sobreposta por uma piscina azul formando um primeiro plano para a vista verdejante. Todo o pátio é ladeado com uma varanda de 3 metros de largura, permitindo a circulação protegida entre os quartos. A piscina torna-se de certa forma, o limiar entre o pátio e o resto do terreno.
Casa 8
A varanda aqui possui 1,5 de largura, o pátio menor, e os quartos são como pérolas unidas por um fio, que costuram as mangueiras no layout geral, aumentando o a sensação de um bosque, escondendo e revelando. As brisas passam por tijolos de jaalis - semelhantes ao cobogó - o piso da varanda também é tijolo de terracota, proporcionando um resfriamento visual e tátil.
Espera-se que os futuros habitantes desfrutem do céu, das brisas que sopram por sobre as águas, o movimento do sol, as sombras das árvores e o cheiro de chuva fresca na terra.